A cárie dentária é uma doença provocada por bactérias que podem causar a destruição do dente. Uma alimentação inadequada e a uma má higiene oral podem facilitar o aparecimento de cáries.

O tratamento de eleição da cárie dentária é a restauração direta em resina composta (material branco, da cor dos dentes) em apenas uma sessão. No entanto, quando a destruição do dente é muito extensa, pode ser necessário a realização de uma restauração indireta em laboratório, de forma a reforçar a estrutura dentária. Este tipo de restauração exige trabalho laboratorial e, por isso, requer mais consultas para a sua conclusão.

Cáries tratamento

A cárie dentária pode provocar dor?

Sim. O processo de cárie é geralmente lento e no início geralmente não tem sintomas. No entanto, a progressão da cárie leva ao aparecimento de cavidades profundas que atingem a dentina (tecido menos duro por baixo do esmalte) e as queixas podem passar por um desconforto com aumento de sensibilidade e mau hálito, até situações mais complicadas com dor na presença de diferentes tipos de estímulos (quente, frio ou doce), ou mesmo o aparecimento de uma dor espontânea muito intensa.

Quais os sintomas da cárie?

· Manchas brancas, cinzentas ou castanhas na superfície do dente;
· Desconforto à mastigação ou ao toque;
· Presença de dor;
· Mau hálito
· Aumento da sensibilidade com bebidas ou comidas quentes, frias ou doces.

Um dente já tratado pode ter uma cárie?

Qualquer dente na cavidade oral, já tratado ou não, pode sofrer de uma lesão de cárie. É necessário uma higiene cuidada e uma alimentação saudável para manter uma saúde oral sã, bem como visitas regulares ao médico dentista e/ou higienista.