A Harmonização Orofacial é uma competência da medicina dentária que atua promovendo o equilíbrio entre a relação funcional e estética do sorriso e da face do paciente. É uma área com variadas ofertas terapêuticas para o paciente, sendo possível, por exemplo, corrigir assimetrias e melhorar proporções da face, contribuindo para o bem estar, a saúde e a auto-estima.
Algumas intervenções podem ser realizadas:
. aumento do suporte e do volume labial
. correcção de sorriso gengival
. correcção de sorriso invertido (comissuras labiais invertidas)
. correcção de sorriso assimétrico
. suporte dos sulcos nasogeniano e labiomentoniano
. correção de rugas e linhas finas
. manchas e/ou marcas na pele
. preenchimento da região malar e zigomática
. melhoramento da elasticidade, flacidez e firmeza da pele
. correção de problemas relacionados com o bruxismo
Que produtos podem ser utilizados nos tratamentos?
– a toxina botulínica (mais conhecida como botox), que permite atenuar ou suavizar rugas e linhas de expressão, através do relaxamento dos músculos faciais. É frequentemente utilizada no terço superior da face (testa, cantos dos olhos ou na zona entre as sobrancelhas), e também na correção de sorriso gengival e no terço inferior da face e pescoço, para diminuir a ação de músculos depressores.
– o ácido hialurónico para preenchimento e estimulação da produção de colágeno e elastina, pode ser utilizado em quase toda face; por exemplo: preenchimento de têmporas, preenchimento malar e zigomática, sulco nasogeniano e preenchimento de lábios.
– bioestimuladores, exossomas, vitaminas e biorevitalizantes utilizados em camadas específicas da pele, que melhoram o brilho, a flacidez e a elasticidade, promovendo a estimulação e o rejuvenescimento celular, com produção de colágeno e elastina.
Quais as contra-indicações?
Apesar de serem processos seguros e pouco invasivos, existem algumas contra-indicações:
– pacientes com doenças autoimunes ou medicamente comprometidos;
– pacientes imunossuprimidos;
– mulheres grávidas e a amamentar;